JORNAL D’A TORRE
AS NOSSAS
IMPRESSÕES
A edição de um jornal de escola é uma atividade que integra, desde a origem d’A Torre, o próprio ideário cooperativo da escola e a organização cooperativa das salas de aula, assumida por alunos e alunas, na sua totalidade.
A ‘Imprensa Freinet’, onde as crianças tinham oportunidade de montar, letra a letra, os seus textos dava origem ao jornal d’A Torre que era depois ilustrado, página a página, pelos alunos, em ‘ateliers’ de sala montados para o efeito. Durante anos, era a montagem e ilustração das páginas do jornal que constituía o essencial do trabalho dos alunos na sua edição e justificava a eleição dos textos escritos, ao longo de cada período, para dar corpo ao jornal.
A introdução de computadores nas salas de aula trouxe, com o tempo, uma nova modalidade de produção do jornal d’A Torre, passando este a constar, não apenas de uma ‘coleção de textos’, mas de um conjunto de secções temáticas que pretendiam ilustrar um pouco de tudo o que na escola se ia realizando, nos mais diversos tempos e áreas de aprendizagem.
Sendo um jornal mais digital, na sua forma de execução, muito do que era apresentado passou a ter por suporte imagens fotográficas que, pouco a pouco, reduziram substancialmente o trabalho de ilustração das páginas de jornal por parte dos alunos, através da exploração de técnicas plásticas que os envolviam e convocavam, até para a própria dimensão estética do jornal da escola.
No sentido de devolver às crianças a produção do jornal d’A Torre, quer em termos de forma, quer em termos de substância, foi equacionada por uma equipa de trabalho criada para o efeito uma modalidade de jornal com formato diferente, desdobrável, onde em cada página A3 os alunos de cada ano (in)’screvem em texto e ilustração o que selecionam para ser editado, como testemunho do que de significativo fizeram, ao longo dos seus dias de escola.
Idealmente, duas edições anuais do jornal d’A Torre estão previstas, a serem realizadas, uma, no final do primeiro semestre de aulas, aproximadamente, e outra, no final de cada ano letivo.