APRENDER COM

O CORPO INTEIRO

   O protocolo entre A Torre e a Faculdade de Motricidade Humana remonta aos primeiros anos de trabalho da escola e à transformação do colégio em cooperativa de ensino.

     Esta colaboração estreita tinha por base a ideia de que o corpo é, por assim dizer, o primeiro ‘instrumento’ à disposição dos mais novos para a sua relação com o mundo e com os outros à sua volta. A consciência corporal e a perceção espacial são condições primordiais e incontornáveis para a apropriação humana do mundo e o desenvolvimento de uma relação com ele assente na linguagem. O movimento do corpo e a atividade física são, por isso, condição ‘sine qua non’ para um desenvolvimento saudável, não só ao nível motor, mas também ao nível sócio afetivo e ao nível das aprendizagens.

     O protocolo de colaboração assinado pel´A Torre e pela FMH procura estabelecer justamente uma relação estreita e consciente das crianças com o seu próprio corpo, através do usufruto de espaços da faculdade pensados e preparados para o efeito, no sentido de promover nelas um desenvolvimento são, assente em hábitos de vida saudável, ao nível motor.

      São as aulas dos alunos e alunas d´A Torre que contribuem para a formação dos professores de Educação Física a cursarem a FMH, dispondo A Torre das melhores instalações e formadores para o desenvolvimento físico-motor dos seus alunos e alunas.